Dia dos Professores
outubro 15, 2013

100 Anos de Vinícius de Moraes

Marcus Vinícius da Cruz de Melo Moraes nasceu em 19 de Outubro de 1913, na cidade do Rio de Janeiro– RJ, e pertenceu à segunda geração do Modernismo no Brasil. Era filho de Clodoaldo Pereira da Silva Moraes, funcionário da prefeitura, poeta, violonista amador, e de Lídia Cruz de Moraes, pianista também amadora.
Viveu toda a sua infância no Rio, tendo nascido no bairro da Gávea, aos três anos se mudou para Botafogo para morar com os avós e estudar na Escola Primaria Afrânio Peixoto. Foi também na sua infância que escreveu seus primeiros versos. Em 1924 entrou para o Colégio Santo Inácio, em Botafogo, onde cantava no coro da igreja e montava pecinhas deteatro.
Em 1929 concluiu o curso ginasial e a família retornou para a Gávea. Nesse mesmo ano ingressou na Faculdade de Direito do Catête e se formou em Direito em 1933, ano em que publicou “O Caminho para a Distância”, seu primeiro livro de poesia
Em 1935, recebeu o prêmio Filipe d’Oliveira pelo livro Forma e exegese. Em 1936, empregou-se como censor cinematográfico, representando o Ministério da Educação e Saúde. Dois anos depois, em 1938, ganhou bolsa do Conselho Britânico para estudar língua e literatura inglesas na Universidade de Oxford, e nesse ano publicou os Novos poemas. Com o inicio da Segunda Guerra Mundial, retornou ao Rio de Janeiro.
Nos anos seguintes publicou ainda muitos poemas e ficou conhecido como um dos poetas brasileiros que mais conseguiu traduzir em palavras o sentimento do amor, tornando-se assim um dos poetas mais populares da Literatura Brasileira. Atuou também no campo musical, fazendo parceria com cantores e compositores brasileiros, e por fim tornou-se também cronista. Produziu os sonetos mais conhecidos da Literatura Brasileira, e escreveu ainda alguns poemas infantis em meados de 1970.
Vinícius de Moraes Faleceu no Rio de Janeiro, no dia 09 de Setembro de 1980.

Vinicius de Moraes – O Poeta da paixão

·    1913 – Nascimento
·    1924 – Participou de peças de teatro e do coral da Igreja
·    1929 – Entrou na Faculdade
·    1933 – Formou-se em Direito / Publicou seu primeiro livro de poesias
·    1935 – Prêmio pelo livro “Forma e Exegese”
·    1938 – Foi estudar Língua e Literatura Inglesa em Oxford, na Inglaterra / Publicou o livro “Novos Poemas”
·    1941 – Nomeado para o Itamaraty
·    1945 – Escrevia para o Diário Carioca
·    1946 – Tornou-se vice-cônsul do Brasil em Los Angeles
·    1951 – Regressou dos Estados Unidos / Escreveu para o jornal Última Hora, O Jornal, Diário Carioca e Diretrizes
·   1953 – Letrou seu primeiro samba “Quando tu passas por mim”, com Antonio Maria /Mudou-se para Paris (França) como 2º Secretário da Embaixada do Brasil / Lá, escreveu a peça “Orfeu da Conceição”
·   1956 – Voltou para o Rio de Janeiro e firmou parceria com Tom Jobim / Estreou a peça “Orfeu da Conceição” no Teatro Municipal / Entrou de vez na música, deixando a poesia em segundo plano
·    1959 – Gravou o LP “Chega de Saudade” junto com João Gilberto
·   1963 – Em Paris, 1º LP com Odete Lara / Parceria com Baden Powell e Ary Barroso “Rancho das Namoradas”
·    1964 – De volta ao Brasil, apresentação na Boate ZumZum com o grupo Quarteto em Cy e Dorival Caymmi / 1º Festival da Canção na TV Excelsios; foi campeão com a música “Valsa do amor que não vem”, parceria com Baden Powell
·    1968 – Parceria com Chico Buarque na valsa “Gente humilde”
·    1969 – Exonerado do Itamaraty pelo regime militar
·    1970 – Lançamento do livro “A Arca de Noé” (poesia infantil) / Parceria com Toquinho (música “Tarde de Itapuã”)
·   1972 – Viagens pelo Brasil e exterior com as cantoras Maria Creuza, Marilia Medalha, Maria Bethania, Clara Nunes e Joyce Moreno
·    1974 – Trilha sonora da novela “O Bem Amado” / LP com Toquinho e Chico Buarque
·    1976 – Teatro com Edu Lobo: “Deus lhe pague” de Josaey Camargo
·    1977 – Temporada no Canecão com Tom Jobim, Miúcha e Toquinho
·    1979 – Sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral) em pleno voo quando voltava da Europa
·   1980 – Lançou o LP “Arca de Noé” / Sofreu novo AVC e morreu três meses após a cirurgia, no Rio de Janeiro
·    Em 1981, saiu o LP “Arca de Noé 2” / Programa Vinicius para crianças/ Prêmio Emay / Foram gravados discos em sua homenagem.

Comentários estão fechados.